ID Jovem 2020

O ID Jovem é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de fornecer diversos benefícios aos jovens. Descontos em transportes coletivos, meia-entrada para eventos de caráter cultural e esportivos e também vagas gratuitas em transportes públicos são algumas das regalias que podem ser obtidas por meio do uso desse documento. Então, quer saber como funciona, quem pode fazer, como fazer e os benefícios da utilização do ID Jovem 2020? Leia o artigo abaixo!

ID Jovem 2020
ID Jovem 2020

Como Funciona o ID Jovem

O ID Jovem é um documento que integra o Estatuto da Juventude e possui o objetivo de garantir o acesso à diversos benefícios aos jovens de baixa renda. Para ter acesso aos benefícios, o jovem, no momento da compra de ingresso para apresentações culturais ou esportivas, deve apresentar o ID Jovem junto com documento de identificação, como carteira de trabalho, carteira de identidade ou CNH.

O Governo Federal estabelece que a cada 30 dias, o jovem realize o procedimento de renovação do documento, seja por meio do aplicativo ou também pelo computador.

Como Funciona
Como Funciona

Quem Pode Fazer o ID Jovem 2020

Assim como outras iniciativas do Governo Federal, o ID Jovem 2020 exige que os interessados em solicitar o documento esteja atendendo uma série de requisitos. Portanto, para realizar o ID Jovem, o interessado deve:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Ter rendimento familiar correspondente a até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico);
  • Estar com o cadastro atualizado no CadÚnico;
  • Saber a sequência numérica do NIS.
Quem Pode Fazer o ID Jovem
Quem Pode Fazer o ID Jovem

Como Fazer a Identidade Jovem

Embora o Identidade Jovem já tenha milhares de usuários espalhado por todo o território brasileiro, muitos ainda desconhecem como solicitar o documento.  Um dos requisitos para ter acesso ao Identidade Jovem é estar inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo, também conhecido como CadÚnico. Isto porque o procedimento de cadastramento no Identidade Jovem exige o Número de Inscrição Social, o NIS.

Para realizar a matrícula no CadÚnico, o jovem deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Secretaria de Assistência Social de seu município portando alguns documentos pessoais e do grupo familiar, como documento de identificação, comprovante de renda, comprovante de residência e também carteira de trabalho, caso tenha.

Com o Número de Inscrição Social em mãos, o jovem deve realizar o seguinte procedimento:

  1. Acesse a plataforma informatizada do Identidade Jovem pelo endereço eletrônico: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.

    Como Fazer a Identidade Jovem
    Como Fazer a Identidade Jovem
  2. No formulário, preencha as seguintes informações:
    • Número do NIS
    • Nome Completo
    • Nome da mãe
    • Data de Nascimento
  3. Ao término do preenchimento, clique na opção ‘Gerar ID Jovem’.
  4. A plataforma irá gerar o documento e poderá ser impresso clicando em “Imprimir ID Jovem”.
Gerar ID Jovem
Gerar ID Jovem

Benefícios do ID Jovem 2020

O jovem que possui o ID Jovem 2020 tem acesso a vários benefícios em diversos segmentos, de cultura à transporte.

  • Com o ID Jovem e documento de identificação em mãos, fica assegurado o pagamento de meia-entrada (ou seja, 50% do valor exigido no ingresso ao público) em eventos de caráter artístico-culturais e esportivos.
  • Além disso, o programa também estabelece que por viagem, fiquem reservada duas vagas gratuitas em cada veículo, embarcação de serviço convencional ou comboio ferroviário.
  • Os estudantes que prestarão o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) também podem exigir a isenção da taxa de pagamento de inscrição.
Benefícios do ID Jovem
Benefícios do ID Jovem
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *