Cartão do Idoso 2020 – Carteirinha do Idoso

A carteirinha do idoso é um documento utilizado para comprovação de dados, que pode ser usado pelo idoso para ter acesso gratuito ou com desconto de no mínimo 50% no valor cobrado nas passagens interestaduais.  O funcionamento do cartão do idoso é estabelecido pelo Estatuto do Idoso, portanto, na maioria das vezes, os estabelecimentos não podem recusar os direitos previstos para esse grupo da sociedade. Então, quer saber quem tem direito, como fazer, renovar e agendar o Cartão do Idoso 2020? Leia o artigo abaixo!

Cartão do Idoso 2020
Cartão do Idoso 2020

Sobre o Cartão do Idoso

O Cartão do Idoso é válido por alguns anos, sendo como uma espécie de “passe livre” em locais públicos ou privados. Entre os benefícios, é possível estacionar em locais de fácil acesso e reservados aos idosos.

Através do Cartão do Idoso 2020, pessoas da terceira idade não precisam pagar passagens de ônibus. No entanto, nesses casos, é preciso que o idoso reserve antecipadamente uma vaga, pois a quantidade é limitada por condução.

Cartão do Idoso
Cartão do Idoso

Como Fazer o Cartão do Idoso 2020

O Cartão do Idoso possui dados relacionado ao idoso, como nome completo, cidade e estado de residência, sequência numérica do Número de Identificação Social (NIS) e também fotografia 3×4.

Embora seja um documento bem difundido, muitas pessoas tem dúvidas sobre como fazer o cartão do idoso 2020. Inicialmente, o interessado deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

  • A matrícula nessa plataforma pode ser feita na Secretaria de Assistência Social ou também no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • Para realizar o cadastro, o idoso deve portar alguns documentos pessoais, como documento de identificação (CNH, RG ou carteira de trabalho), carteira de trabalho e comprovante de residência.
  • Ao ser aprovado no CadÚnico, o interessado receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com essa sequência numérica em mãos, o cartão do idoso poderá ser solicitado.
Como Fazer o Cartão do Idoso
Como Fazer o Cartão do Idoso

De acordo com Ministério do Desenvolvimento Social, a carteirinha do idoso deve ser emitida após 90 dias, a partir do período de cadastro ou atualização cadastral. Nesse período em que está sendo emitida, será oferecido um documento provisório com validade de até 180 dias.


Quem tem Direito

A carteirinha do idoso é voltado para um grupo de pessoas com idade mais avançada. Mas não só isso, para ter direito ao documento, é preciso obedecer a outros critérios definido pelo Governo Federal. Por isso, para solicitar o documento é necessário:

  • Possuir mais de 60 anos;
  • Possuir rendimento mensal referente a dois salários mínimos;
  • Não ter meios de comprovação de rendimento.
Quem tem Direito
Quem tem Direito

A comprovação pode ser realizada por meio de documentos como contracheque, extrato de pagamento de benefício, carnê de contribuição para previdência e carteira de trabalho.


Como Renovar o Cartão do Idoso – Onde Tirar

Ao emiti-lo, o cartão do idoso possui um prazo de validade. Depois de transcorrer todo esse período de validação, o idoso deve realizar a renovação, caso assim desejar. Essa renovação pode ser feita no órgão em que realizou a solicitação pela primeira vez. É necessário portar alguns documentos de identificação, como:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência e;
  • Outros.

Cartão do Idoso 2020 Agendamento

Além do acesso gratuito à estabelecimento e também desconto na compra de passagens, o Cartão do Idoso 2020 também prevê vagas gratuitas em estacionamentos em alguns estados brasileiros, como é caso de São Paulo. O cartão do idoso proporciona uma autorização especial para o estacionamento de carros ou motos conduzidos por idosos ou que esteja o transportando. Para ter acesso a esse direito, o idoso deve realizar o agendamento eletrônico de atendimento.

  1. Acesse o site de Agendamento da Prefeitura de São Paulo pelo endereço: http://agendamentodsv.prodam.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx.
  2. Na plataforma, selecione a opção ‘Agendar Atendimento’.Cartão do Idoso 2020 Agendamento

    Cartão do Idoso 2020 Agendamento

  3. Preencha os dados pessoais solicitados, como CPF, data de nascimento, nome e celular.
  4. Selecione a data que deseja ser atendido para solicitação da carteira do idoso.
  5. Compareça no período marcado com os documentos necessários.
Agendar Atendimento
Agendar Atendimento
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *