Cartão Cidadão 2020

Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o cartão cidadão é um instrumento utilizado pelos cidadãos para recebimento de benefícios sociais e trabalhistas do Governo Federal, como seguro-desemprego, PIS e FGTS. Ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica distribuída em todas as cidades brasileiras. Com o cartão cidadão 2020, o usuário pode ter mais segurança no recebimento dos benefícios sociais. Então, quer saber um pouco mais sobre ele? Leia o artigo abaixo!

Cartão Cidadão 2020
Cartão Cidadão 2020

Sobre o Cartão Cidadão

O cartão cidadão é um importante documento que o cidadão brasileiro que recebe benefícios sociais precisa ter. Pois, grande parte dos serviços o utilizam para realização do saque.

Sendo assim, para sacar algum benefício de seu direito em uma agência da Caixa Econômica Federal é preciso ter o cartão cidadão 2020.

Com o cartão, o cidadão possui os seguintes benefícios:

Cartão Cidadão
Cartão Cidadão

Como Fazer Cartão Cidadão

O cartão cidadão é fundamental para o saque dos valores referentes aos benefícios aos quais tem direito. Por isso, muitas pessoas também procuram como fazer o cartão cidadão, tendo em visto que essa informação é pouca divulgada.

Pelo Telefone

Atualmente, é possível solicitar por meio da central de atendimento da Caixa Econômica, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 21 h, e aos sábados, das 10h às 16h. Durante a ligação, tenha alguns documentos em mãos, como:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • E também o número do NIS ou PIS.

Em Agências Caixa

Outra forma de fazer o cartão cidadão 2020 é indo até uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua residência. É necessário estar portando os mesmos documentos citados acima. No site da Caixa, é possível conferir as agências mais próxima de seu bairro ou casa.

Como Fazer Cartão Cidadão
Como Fazer Cartão Cidadão

Quem tem direito ao Cartão Cidadão 2020?

Segundo a Caixa Econômica Federal, quem tem direito ao Cartão Cidadão possui ligação a programas sociais do Ministério do Trabalho.

Ou seja, quem recebe esse cartão e o utiliza, são os trabalhadores de iniciativa pública ou privada, como por exemplo:

  • Tem direito ao abono salarial;
  • Rendimento do PIS;
  • Recebe parcelas do seguro desemprego;
  • Quem possuí FGTS provisionado.

Consulta Saldo Cartão Cidadão 2020

A consulta ao saldo do Cartão pode ser feita pessoalmente numa agência da Caixa Econômica ou lotéricas conveniadas. No entanto, com a informatização, também é possível consultar o saldo sem sair de sua casa. Felizmente, a Caixa permite a consulta ao saldo por meio de sua plataforma de forma segura e rápida.

A consulta ao saldo do Cartão Cidadão 2020 pode ser resumida com as seguintes etapas:

  1. Inicialmente, acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo endereço eletrônico: acessoseguro.sso.caixa.gov.br.
  2. Na página da Caixa, preencha as seguintes informações solicitadas:
    • CPF, NIS ou E-mail;
    • Senha.
  3. Marque a caixa de ‘Não sou um robô’.
  4. Ao fim do preenchimento, selecione ‘Acessar’.
  5. A página processará os dados e redirecionará para consulta ao saldo do Cartão Cidadão.
Consulta Saldo Cartão Cidadão 2020
Consulta Saldo Cartão Cidadão 2020

Como Recuperar Senha

A recuperação da senha do Cartão Cidadão pode ser feita de maneira única e exclusiva numa das agências da Caixa Econômica. Portanto, lotéricas conveniadas ou Caixa Aqui não possuem permissão para efetuar a solicitação de uma nova senha de acesso ao cartão. Para tanto, é preciso que esteja portando o:

  • Cartão cidadão;
  • RG e CPF;
  • Assim como o termo de responsabilidade que foi assinado no cadastramento da senha cidadão.

Como Tirar 2 Via Cartão Cidadão

Geralmente, um grande contingente de pessoas acaba perdendo seu cartão cidadão 2020 com passar dos anos. Mas, nesses casos, o Governo Federal permite que solicite a segunda via do cartão. O indicado é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal:

  • Por meio da central de atendimento, que atende pelo número 0800 726 0207.
  • A ligação é totalmente gratuita e só pode ser realizada de telefone fixos.

Durante o atendimento, solicite a emissão da segunda via do cartão cidadão. Após recebe-lo em sua casa, o usuário deverá dirigir-se até uma agência da Caixa Econômica mais próxima para realizar o cadastramento de uma nova senha.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *