Cadastro Único 2020: CADÚNICO

Pra quem deseja receber todos os benefícios governamentais a que tem direito, estar sempre com as suas informações atualizadas nos programas de benefícios sociais é fundamental, e com o Cadastro Único – CADÚNICO – é possível manter os seus dados em dia.

Quer saber mais sobre o Cadastro Único? Então, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste post.

Cadastro Único - CADÚNICO
Cadastro Único – CADÚNICO

O que é o Cadastro Único?

Criado pelo Governo Federal com o objetivo de analisar e manter atualizados todos os dados cadastrais das famílias e cidadãos que fazem parte dos programas de benefícios sociais, como Bolsa Família 2020, e Bolsa Escola 2020. Cadastro Único ou simplesmente CADÚNICO, é mais direcionado para famílias e cidadãos que apresentam pouca renda familiar mensal.

Ter as suas informações cadastradas no CADÚNICO significa estar mais apto a receber os benefícios sociais, pois muitos dos programas sociais brasileiros usam esses dados como referência, como é o caso dos seguintes auxílios governamentais:

  • Carteira do Idoso;
  • Telefone Popular;
  • Fomento (Programa de atividades produtivas rurais);
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa Morar Bem (Distrito Federal);
  • Isenção em provas públicas;
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Bolsa Família;
  • Programa de Cisternas;
  • Tarifa Social de Energia.

I-M-P-O-R-T-A-N-T-E: Apesar do Cadastro Único ser usado como referência pelos programas citados anteriormente, não há garantia de que fazendo o cadastro o cidadão poderá usufruir de todos os auxílios.

Sendo que os programas sociais tendem a soltar os benefícios para as famílias que apresentam as condições de sobrevivência mais miseráveis, tudo a partir da análise das informações prestadas no Cadastro Único.


Quem pode se cadastrar no CADÚnico

Para participar do Cadastro Único, é necessário que as famílias se enquadrem nos criérios de renda do Ministério da Cidadania:

  • 1ª faixa de renda: Rendimento mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo por pessoa;
  • 2ª faixa de renda: Rendimento mensal, por pessoa entre ½ e 3 salários mínimos por pessoa.

Como se Cadastrar no Cadastro Único

A princípio, em todos os distritos há visitas regulares nas moradias das famílias para que estas possam fazer o seu Cadastro Único, porém isso não ocorre em todos os distritos.

Por isso, torna-se necessário que o responsável pela família busque fazer o seu cadastro, pois se assim não o fizer, a sua família não estará apta a receber os benefícios governamentais.

Lembrando que também é preciso que se atendam alguns requisitos básicos para a realização do cadastro, sendo que antes de mais nada o responsável pela família não deve ter idade superior a 16 anos e deve ser de preferência uma mulher.

Veja o passo a passo de como realizar o seu cadastro Único, já a seguir:

  • Prepare todos os documentos necessários: CPF ou titular de eleitor e o comprovante de endereço (conta de luz ou de água);
  • Com esses documentos em mãos, dirija-se ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) que estiver mais perto de si.

Salientado que há casos em que a apresentação do CPF ou Titulo de eleitor não é necessária, o que ocorre quando o encarregado da família é um indígena.

Sendo que neste tipo de situação, há necessidade deste apresentar um dos seguintes documentos de cada um dos membros da família:

  • RG;
  • RANI (Certidão Administrativa de Nascimento Indígena);
  • Certidão de nascimento ou de trabalho;
  • Carteira de trabalho.

Como se cadastrar no CADÚNICO pela internet – Infelizmente por motivos de segurança, o cadastro pela internet para o CADÚNICO não é possível, sobrando apenas a opção de cadastro presencial, o que é feito segundo o passo a passo indicado anteriormente.

Veja também: O que fazer se você tiver seu Bolsa Família 2020 Cancelado.


Como consultar o CADÚNICO

Apesar de não ser possível fazer o cadastro Único pela internet, é perfeitamente possível efetuar a sua consulta por este meio, o que é bem fácil e simples:

  1. Entre no Site da Ferramenta de Consulta do Cidadão;
  2. Informe as informações solicitadas e depois marque a opção “Não sou um robô”;
  3. Finalize clicando em “Emitir”.
Consulta Cadúnico
Consulta Cidadão Cadúnico

Entrando na página você verá as informações do seu CADÚNICO, como também poderá consultar valores de outros auxílios governamentais.


Canais de Atendimento Cadastro Único 2020

Você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do Cadastro Único 2020? Então entre em contato através dos meios de contato indicados abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *